Inovação

Como promover inovação em recursos humanos?

A área de recursos humanos tem uma grande importância dentro de uma empresa. Afinal, ela é responsável por lidar com todos os colaboradores, que são peça fundamental para o negócio crescer.

Hoje, essa área precisa se reinventar e assumir muito mais uma cara de gestão de pessoas do que simplesmente ser um departamento pessoal como acontecia antigamente. A atuação da diretoria de recursos humanos tem se tornado cada vez mais estratégica, em resposta à necessidade de otimizar processos e ganhar eficiência em sua operação.

Soma-se a essa necessidade o fato de que as práticas e processos operacionais tradicionais estão ficando cada vez mais obsoletos, muito por conta da própria evolução do mercado e da chegada de uma nova geração de talentos que tem a necessidade de rotinas mais ágeis e flexíveis.

Por esses motivos, os profissionais que trabalham com recursos humanos precisam práticas novas, que tenham uma pitada de inovação. E para ajudar com esse desafio, vamos te dar neste post 7 dicas para promover a inovação em recursos humanos que qualquer empresa aplicar em seu dia a dia. Acompanhe:

1. Use ferramentas de gestão de pessoas

A automatização de processos já é uma realidade em outros setores das empresas. Agora, está chegando também na área de recursos humanos, com o objetivo de agilizar ações e melhorar resultados.

Por isso, vale a pena buscar soluções que atuem nessa rotina mais “burocrática” do RH a fim de otimizar e interligar esses processos. Dentre as tarefas que podem ser automatizadas estão:

  • controle de ponto;
  • folha de pagamento;
  • armazenamento de dados;
  • comunicação com outras áreas.

Além dessas funções, o processo de busca e seleção de candidatos também pode contar com o apoio de ferramentas que podem otimizar e melhorar a sua qualidade. Elas abrangem desde atividades relacionadas à divulgação até a própria gestão de candidatos e vagas.

2. Delegue funções e tarefas

Se delegar tarefas ainda não é uma prática muito adotada pelo gestor da área de recursos humanos da sua empresa, é bom repensar a sua maneira de trabalho.

Para que todos os colaboradores dessa área realizem um bom trabalho, é fundamental que eles estejam alinhados com a sua função e recebam desafios para fazer um bom trabalho. Isso benéfico não apenas para o colaborador mas também para o gestor, que poderá focar nas atividades mais estratégicas da área, planejando ações e buscando otimizar resultados.

3. Trabalhe com metas

Trabalhar com metas já é uma prática comum das áreas relacionadas aos assuntos comerciais do negócio, mas também deveria se tornar um hábito para o setor de recursos humanos.

Formalizar um compromisso com metas ajudará tanto no planejamento da área quanto na organização dos próprios colaboradores do seu dia a dia de trabalho. Afinal, dessa maneira fica mais fácil manter o foco nas atividades e tarefas que devem ser entregues.

4. Não tenha medo de terceirizar

No começo deste texto, mencionamos que as diretorias de recursos humanos estão cada vez mais assumindo uma cara de gestão de pessoas, mais do que de departamento pessoal. Para que isso seja possível, é importante buscar alternativas à gestão tradicional para focar nas rotinas que realmente são importantes.

Terceirizar algumas ações é uma boa sugestão para colocar isso em prática e otimizar os processos da área, além de reduzir despesas e focar somente no que agrega valor para os colaboradores da empresa.

Por exemplo, hoje já é uma prática comum terceirizar qualquer atividade voltada para o processamento da folha de pagamento da empresa para um escritório de contabilidade. Além do ganho em produtividade, o custo-benefício é excelente.

5. Incentive o trabalho em equipe

Ter um bom relacionamento com os colegas de empresa faz bem para a rotina de trabalho e para o bem-estar do colaborador. Além disso, também é muito bom para o negócio, pois garante que as tarefas sejam executadas com menos atritos.

Uma das maneiras de proporcionar esse ambiente é incentivando o trabalho em equipe, que resultará no surgimento de uma sinergia entre os colaboradores. Assim, ele contribui para que a execução das tarefas e responsabilidades de cada um aconteçam da melhor maneira possível.

Trabalhando dessa maneira na área de RH, é possível ter como benefícios:

  • a otimização do tempo;
  • o aumento da produtividade;
  • um comprometimento maior relacionado à entrega de resultados; e
  • o cumprimento dos objetivos e metas da equipe.

É possível incentivar essa prática com ações simples, tais como a organização de eventos internos para que a equipe possa se conhecer melhor e o desenvolvimento de alguns acordos de trabalho para que ele flua da melhor maneira. Isso recebe o nome de team building.

6. Procure formar líderes

Quando falamos que as ações do departamento de recursos humanos estão cada vez mais voltadas para questões estratégicas, o desenvolvimento de lideranças dentro da empresa é uma delas.

É fundamental que o RH forneça total suporte para que todos os líderes do negócio consigam se desenvolver profissionalmente e motivar suas equipes a entregarem um bom trabalho. Além de focar nos líderes que já existem, também é importante pensar nas oportunidades e cargos que surgirão conforme a projeção de crescimento da empresa, a fim de começar a preparar o quanto antes os colaboradores que tem potencial e interesse em assumir esses desafios.

Por isso, um programa para desenvolver líderes é fundamental para que a empresa possa crescer da forma mais saudável possível. Além disso, com esse programa o trabalho da área de recursos humanos ganha cada vez mais o reconhecimento de todos os colaboradores.

7. Esteja sempre atualizado

A última dica é importante para qualquer profissional: busque se aprimorar e se atualizar sobre sua área de atuação de forma constante.

Essa prática vai deixá-lo ciente das novidades do mercado e das próximas tendências. Com isso, você pode se antecipar a oportunidades e ameaças e identificar como os seus concorrentes estão lidando com os mesmos desafios da área.

Existem muitas maneiras de se manter atualizado, incluindo treinamentos presenciais, online, ou mesmo pesquisas em sites confiáveis da área.

Quer entender ainda mais sobre como levar mais inovação para a área de recursos humanos da sua empresa? Então entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!