Inovação

Plataforma para PMEs: como elas podem ajudar a inovar

Para se destacar no mercado, as pequenas e médias empresas precisam investir bastante em inovação, uma vez que ela tem sido considerada um valor diferencial para grande parte dos consumidores. Eles entendem que empresas inovadoras têm uma capacidade maior de responder aos desafios das mudanças constantes no mercado contemporâneo.

Por isso, a tecnologia virtual, por exemplo, tem oferecido importantes ferramentas para auxiliar o mercado das PMEs a inovar com muita qualidade. As soluções vão desde novas formas de financiamento até plataformas com ferramentas voltadas para a inovação.

Por isso, não deixe de conferir como as ferramentas de plataforma para PMEs pode ajudar a sua empresa a inovar:

Crowdsourcing

É considerada uma arma de colaboração em massa, que traz uma nova visão às empresas, muito menos restrita e endógena dos processos. O crowdsourcing tem sido considerado o modelo ideal para as empresas que ainda necessitam de grandes ideias, mas também têm de investir seu capital em um crescimento sustentável.

VANTAGENS DO CROWDSOURCING

Se você está disposto a tomar o tempo para fornecer feedback e orientação, a utilização das multidões poderá ser uma forma eficaz e econômica para facilitar projetos de identidade visual e de identidade de marca, como elaboração de logotipos, slogans, cores e qualquer outro aspecto que você possa imaginar.

Por exemplo, há uma grande variedade de plataformas que podem ligar a sua empresa com numerosos designers de talento para lhe dar uma nova identidade corporativa.

Além disso, ainda há muitas tarefas em que os computadores ainda não são muito bons, apesar da crescente evolução tecnológica, como marcação de fotos, traduções e transcrições de textos manuscrito. Essas tarefas podem ser feitas rapidamente e com exatidão em poucos minutos pela multidão. Além dessas vantagens, há inúmeras outras. Delegar essas tarefas para multidões

  • traz diversos benefícios para a inovação;
  • deixa sua equipe livre para pensar no que realmente importa;
  • dispensa a necessidade de equipes internas para funções paralelas;
  • poupa investimentos paralelos para que você possa focar diretamente em tecnologias e recursos de inovação.

Crowdfunding

Assim como você pode buscar na multidão novas ideias, você também pode utilizá-la para financiar as ideias que ela mesma criou. Há diversas plataformas de uma modalidade de financiamento chamada de crowdfunding, na qual sua empresa apresenta suas ideias e sai em busca de pequenas doações individuais para torná-la realidade.

Se seu produto realmente for inovador, ele irá agregar valor a seus clientes e propor uma solução única a um impasse antigo. O crowdfunding pode ainda se tornar o primeiro teste importante do conceito de seu produto. Se a multidão vir inovação nele, certamente você não terá problemas para conseguir financiá-lo.

Hackathons

Hackathons são competições estratégicas que podem ser promovidas para a sua empresa com a finalidade de obter os melhores serviços de TI. Por exemplo, sua empresa pode estar necessitando de alguns serviços, como um novo website ou um software para a comunicação com o cliente.

Com os hackathons você poderá lançar uma competição para o melhor código ou webdesign produzido. Com isso, você garante que sua empresa tenha realmente o melhor serviço.

Ferramentas de gameficação

Uma das grandes mudanças no paradigma atual da produtividade está na adoção de práticas mais eficazes para a manutenção da motivação de uma equipe. Frequentemente, os Recursos Humanos e os gestores apostavam em estratégias que sufocavam os colaboradores: cobranças, xingamentos, puxões de orelha, etc.

Hoje em dia, por outro lado, após verificar o alto nível de energia mantida pelas pessoas durante os jogos, foram elaboradas as seguintes estratégias:

  • Sistema de premiação: cada vez que um colaborador atingir uma meta desejada, ele irá ganhar um badget (broche) virtual. Pode ser o broche de “produtividade diária atingida”, “melhor comunicador da empresa”, etc. Para cada broche, você deverá premiá-lo com algo, desde bombons até folgas. O interessante neste caso é que a plataforma de inovação, por meio de KPIs estabelecidos por você, fica responsável por conferir a produtividade de forma automatizada.
  • Sistema de evolução: o seu funcionário pode criar um personagem, que ganha novas características à medida que ele desenvolve. Então, a cada meta batida, o funcionário verá seu personagem evoluir.

Viu como plataformas de inovação podem fazer toda a diferença na sua empresa? Isso acontece pois elas são desenvolvidas por empresas que estão muito atualizadas no que há de mais moderno em questão de tecnologia e de processos empresariais. Portanto, se sua empresa quer crescimento rápido e eficaz em inovação, ela deverá investir em plataformas de inovação.

Quer mais dicas para ficar sempre em dia com o que há de mais atualizado em termos de inovação? Confira nossa newsletter!