Inovação

Saiba como a TI bimodal pode inovar sua empresa

Sua empresa muito provavelmente conta com um departamento de TI em operações, garantindo o funcionamento de suas redes e processos para que seu negócio siga funcionando como esperado. Talvez não haja nenhum problema com ele, afinal o departamento entrega bem todas as tarefas que executa e não custa caro demais.

Você está satisfeito com seus resultados, mas pensa que sua empresa poderia fazer mais em TI caso tivesse um time dedicado ao desenvolvimento de novas tecnologias. Assim, seria possível continuar operando e gerando lucros ao mesmo tempo que investe na performance do seu empreendimento.

Se essa descrição se aplica a você, saiba que  esse cenário ideal está se tornando realidade em cada vez mais empresas de todo o país graças à adoção da TI bimodal.

A abordagem que deu origem à TI bimodal tem muito em comum com a hipótese de nossos parágrafos anteriores, mas oferece uma resposta de melhor custo-benefício que a criação de novas equipes e contratação de profissionais. A ideia é otimizar a forma como sua equipe atual trabalha, garantindo que ela seja capaz de conciliar operações e inovação.

Essa estratégia visa reestruturar a maneira como seu departamento de TI opera, criando times com missões específicas. Com as ferramentas adequadas e a introdução de uma cultura em TI que incentiva a colaboração, a TI bimodal é uma forma e tanto de mexer com o desempenho do seu departamento de tecnologia. Continue lendo e saiba mais sobre o que ela pode fazer pela sua empresa:

O que é TI bimodal?

TI bimodal significa dividir os esforços de sua equipe entre a manutenção da infraestrutura existente, os serviços essenciais e suporte, e os times dedicados ao desenvolvimento de tecnologias e melhorias capazes de qualificar esses processos.

Muitos departamentos de TI funcionam, pelo menos informalmente, seguindo uma lógica similar, mas a TI bimodal prevê inclusive a terceirização de serviços operacionais, desde que seu negócio ganhe com isso agilidade e eficiência. Tudo para que sua empresa possa dedicar tempo e recursos à criação de inovação.

Para impulsionar seus negócios é preciso gerar inovação, sem parar de funcionar com a qualidade, tecnologia e rapidez com que seus clientes se habituaram. A TI bimodal é uma chance de conseguir conciliar essas 2 tarefas, mudando a organização de seu departamento e redefinindo a função estratégica dos membros de sua equipe. Dualidade será a chance de a sua empresa investir recursos na melhoria contínua de suas tecnologias, vendo resultados em curto prazo.

Como organizar meu departamento de TI para a bimodal?

Separar ou não as equipes fica a cargo do gestor, devendo ser avaliado conforme a necessidade específica de sua empresa. Argumentos existem a favor e contra. Equipes que trabalham juntas, mesmo com tarefas bem diferentes, têm uma integração melhor e conseguem se comunicar com mais velocidade, o que pode ser uma vantagem e tanto na hora de solucionar problemas e trocar feedback.

A interação entre os times de operações e inovação também é vantajosa do ponto de vista do desenvolvimento, que é feito tendo em vista os recursos e as necessidades reais dos usuários que podem ser obtidas num planejamento conjunto entre essas equipes quando elas não estão separadas.

Há quem defenda, porém, que o trabalho operacional não depende do setor de inovação e deve ficar isolado, para garantir que sua execução se dê sem maiores surpresas. Os que argumentam pela separação nem sempre são entusiastas do outsourcing, mas essa é a maneira mais fácil de colocá-la em prática.

Qual é a importância da comunicação entre as equipes?

Para a TI bimodal realmente dar certo na sua companhia, comunicação será fundamental. Suas equipes precisam ter acesso uma à outra, mesmo que trabalhem em isolamento, e não deve ser raro que elas compartilhem informações durante a realização de projetos, e não apenas no final.

É essa integração que vai garantir um bom fluxo de ideias entre os times, além da satisfação dos colaboradores que conseguem se ver valorizados independentemente da equipe que integram. O compartilhamento de metodologias, métricas, ferramentas e tecnologia entre esses profissionais é o que vai fazer a reestruturação funcionar a seu favor.

Quais são os benefícios da TI bimodal?

O principal motivo para sua empresa adotar a TI bimodal é a necessidade de ver esse departamento como estratégico no seu crescimento. Com a reestruturação da sua TI em bimodal, é possível ter uma startup dentro da sua empresa, criando e inovando de maneira constante numa estrutura que é flexível o suficiente para assumir os riscos disso.

Essa mentalidade vai ser fundamental quando o gestor precisar rever a forma como outros de seus departamentos interagem e trará experiência de sobra na otimização do trabalho de outros departamentos como suporte ou vendas.

Qual é o futuro da TI?

A tendência é que TI bimodal se torne regra pelo Brasil, e isso já pode ser percebido na velocidade com que vem sendo adotada por aqui. A previsão é de que até 2017 pelo menos 70% das empresas tenham adotado o TI bimodal ou parte de suas técnicas e ferramentas. Entre as grandes companhias essa tendência é ainda mais forte, e 2016 tem oferecido a oportunidade perfeita para sua empresa conhecer suas vantagens e avaliar sua implementação.

Outra grande vantagem para as empresas é a manutenção da área de TI competitiva e que oferece carreiras atraentes a seus colaboradores. Em organizações bimodais, as oportunidades tanto para quem lida com operações quanto inovação são fortuitas.

Bimodal é uma chance para sua empresa investir também em parcerias e outros modelos de negócios que têm grande impacto no custo da tecnologia utilizada. Se o gestor perceber que as demandas operacionais estariam melhor nas mãos de um time terceirizado ou mesmo automatizadas, deve considerar o melhor para o seu negócio.

Voltando suas atividades cada vez mais para o desenvolvimento de inovação, será possível destacar-se na entrega de resultados com relação a concorrentes que permanecem pensando apenas em operações e infraestrutura.

Agora que você sabe como a TI bimodal funciona, quais são as principais vantagens desse tipo de organização com relação a TI tradicional e como essas mudanças podem ser positivas para o seu negócio, fica fácil entender porque o assunto chama tanta atenção. Já conhecia o potencial de inovação que ela proporciona? Conte pra gente nos comentários!