Inovação

Como desenvolver o Mindset Criativo em programas de inovação?

Há diversas maneiras de traduzir ou interpretar a palavra mindset. Ela pode referir-se a uma maneira de pensar, um paradigma, uma mentalidade, um modo de enxergar as coisas ou mesmo uma crença!

Porém, quando aliado ao conceito de inovação, esse vocábulo é facilmente associado a um processo mental voltado à engenhosidade. Assim, podemos afirmar que um Mindset Criativo é a arte de criar ou adotar uma linha de raciocínio que tenha como objetivo o estímulo da criatividade.

Você sabia que é possível utilizar esse método para melhor desenvolver programas de inovação na sua empresa? Sim, é possível! Basicamente, essa estratégia consiste em estimular toda a sua criatividade para trazer ideias inovadoras no momento de conceber soluções para problemas reais no ambiente corporativo.

Inovar nos serviços e soluções que sua organização oferece é importante não só para otimizar processos e transpor obstáculos que surgem no caminho, mas também para agregar um valor competitivo à sua marca.

Criar essa cultura envolve modificar comportamentos, habilidades, atitudes e conhecimentos. Neste post, separamos 6 dicas que vão ajudar você a desenvolver o Mindset Criativo em programas de inovação. Aproveite a leitura!

1. Evite distrações

As distrações são um dos maiores inimigos da produtividade do ser humano. Mesmo assim, insistimos em práticas que nos fazem perder o foco do que é mais importante.

Isso acontece porque tentamos ser multitarefa, respondendo e-mails, conversando com o colega do lado todo o tempo, mexendo no celular de 2 em 2 minutos, acessando as redes sociais a cada notificação ou então ficando em um ambiente sujeito a interrupções.

A ciência já mostrou por diversas vezes que o homem está longe de ser multitarefa. Então, temos que parar de permitir que atitudes como essas nos atrapalhem no nosso dia a dia, ou seja, temos que deixar de sabotar a nossa capacidade de concentração.

Por isso, manter o foco é uma das coisas mais difíceis hoje em dia. Então, evite as distrações quando estiver no meio de um processo criativo, a fim de contribuir com o seu cérebro para que ele consiga lhe trazer mais insights inovadores!

2. Seja positivo

Não existe remédio melhor para a criatividade e inovação do que manter a mente positiva! Há alguns estudos que dizem que é nos picos de felicidade que a criatividade se desperta em sua plenitude e mais intensamente.

Afinal, é um pouco difícil conseguir inovar e criar algo bom quando estamos pensando em coisas negativas, não é mesmo? Por isso, estimule sua mente a ter cada vez mais pensamentos positivos.

Isso pode ocorrer de diversas maneiras: lembrando de bons momentos, desejando somente coisas boas ao próximo, pensando em coisas que lhe fazem bem…

Há quem diga que, quando não estamos bem devido a alguma adversidade, é possível que o processo criativo também seja favorecido.

Porém, deve-se tomar cuidado, pois, apesar de as dificuldades trazerem muito aprendizado e amadurecimento, em muitos casos elas podem nos tornar impulsivos, o que poderá prejudicar nossos esforços de encontrar soluções criativas.

3. Foque na simplicidade

Já ouviu falar que menos é mais? Então, o desafio de inovar em um processo criativo não é como construir uma casa inteira com todos os materiais disponíveis do mundo; na verdade, é erguê-la somente com poucos tijolos!

Existe uma maneira de lidar com os desafios que poderá despertar a sua engenhosidade a níveis extremos! É prezar pela simplicidade, ou seja, fazer muito mais quando são entregues a você recursos escassos — o que se compara ao cenário de ter pouca matéria-prima para o trabalho.

Por isso, antes mesmo de pensar em soluções complicadas para um problema, tente sintetizar as coisas e restrinja-se a tentar resolver aquela demanda de maneira simples, com o mínimo possível!

Como disse Leonardo da Vinci: “A simplicidade é o último grau de sofisticação”.

4. Procure olhar a situação de outras maneiras

Muitas vezes, é mais fácil — e até natural — chegarmos a uma solução sobre uma questão e julgarmos que esse é o melhor e mais correto caminho.

Outra situação que também é comum, é quando alguém fornece uma resposta para um problema e de cara concordamos com as medidas propostas, encarando-as como se fossem uma verdade universal.

A recomendação que fazemos aqui é que você não se contente com isso, abra a sua mente, pense que há outras maneiras de olhar para aquela situação, um outro ponto de vista, e procure outras possibilidades que possam até ser mais geniais do que a primeira que lhe veio à mente.

Portanto, não encare o processo criativo como algo que resulte em apenas uma solução viável! Existem várias. Reflita sobre isso, procure desenvolver mais a sua criatividade e sempre pergunte a si mesmo: “Será que não existe outra maneira de sanar essas questões?”

5. Exerça a empatia

Um dos grandes segredos, se não for o maior deles, para encontrar uma solução criativa e inovadora para um problema é se colocar no lugar do público-alvo!

Muitas vezes, projetamos soluções erradas simplesmente porque achamos que, para nós, é a melhor maneira de lidar com aquilo e acabamos esquecendo daqueles que serão diretamente afetados pelas decisões que tomamos.

Portanto, exerça empatia pelas pessoas que vão ser realmente impactadas com a estratégia que você está propondo. Acima de tudo, tente entender qual é a real dor delas e como isso poderá ser resolvido de forma simples.

6. Esteja aberto a novas soluções

Por fim, a última dica é em relação a deixar de colocar obstáculos nas inúmeras possibilidades e caminhos que podem surgir. Comece a adotar uma postura de enxergar sempre novas possibilidades e não criar objeções desnecessárias.

Por exemplo, em vez de afirmar que aquela solução para o problema não vai dar certo, que tal se perguntar por que ela não pode dar certo?

Adotando essa nova maneira de encarar as coisas, você facilitará seu processo criativo, dando mais possibilidades para o seu cérebro, que poderá surpreendê-lo gerando aquele insight tão desejado!

Quer saber como podemos continuar a ajudá-lo a desenvolver o Mindset em programas de inovação na sua empresa? Então, entre em contato conosco!