Engajamento

8 dicas para estimular novas ideias de projetos dentro da sua empresa!

Uma empresa inovadora é aquela que está sempre estimulando e colocando as novas ideias em prática. Muitas companhias pensam que a inovação corporativa é uma coisa complicada e cara, quando, na verdade, ela pode ser muito mais simples do que se imagina.

Se você tem vontade de criar na sua empresa um programa de inovação, esse post foi feito pensando em você. Vamos dar dicas de técnicas que você pode usar para estimular que novas ideias de projetos surjam. Se interessou? Então continue lendo e bom aprendizado!

Construa um ambiente criativo

Para estimular no dia a dia da empresa a cultura da inovação — ou seja, o hábito de estar sempre em busca de melhorias por meio de ideias inovadoras —, é preciso que o ambiente interno seja favorável.

Esse ambiente criativo pode ser construído com a realização cotidiana de atividades lúdicas como, por exemplo, exibir filmes ou estimular a leitura de livros. Essas atividades estimulam o lado direito do cérebro e colaboram para que o estresse do trabalho se reduza, havendo um maior equilíbrio e mais espaço para novas ideias.

Realização de brainstorms

Outra técnica interessante para estimular um ambiente inovador é realizar brainstorms para o surgimento de ideias. Essa técnica reúne um grupo de pessoas e pede para que todas falem e deem sugestões sobre um determinado assunto.

As ideias ditas nesse momento devem surgir de uma forma mais livre e menos criteriosa. Recomenda-se, inclusive, que os participantes digam tudo o que vier à cabeça e que tenha a ver com o tema em questão. O objetivo da técnica é elaborar uma grande lista de possibilidades e, posteriormente, fazer uma leitura de tudo o que surgiu, selecionando de uma forma mais criteriosa os itens que têm um maior potencial de dar certo.

Use o design thinking

Design thinking é uma técnica usada por muitas empresas que valorizam a inovação corporativa e o surgimento de novas ideias para projetos. Trata-se de um processo que prevê diversas etapas. Ele começa com o estabelecimento de problemas a serem resolvidos ou desafios que a empresa precisa superar.

Em seguida vem a etapa das pesquisas, que visa entender esse desafio que se quer trabalhar. A 3ª etapa prevê a definição de uma estratégia para, somente na etapa final, começar a desenvolver ideias.

Tenha cuidado ao investir em tecnologia

Muitas vezes, as melhores ideias não são necessariamente as que exigem um maior investimento em tecnologia. Soluções tecnológicas podem trazer um custo muito grande e, dependendo do caso, podem não ter um retorno tão positivo assim, principalmente quando são vistas como a solução e não vêm atreladas a um projeto.

Como dissemos no início, muitas vezes inovações dependem de ideias que podem ser simples. Assim, é importante estimular na equipe essa cultura antes de pensar nas soluções tecnológicas. O investimento em tecnologia deve ser derivado de uma necessidade surgida a partir de uma boa ideia e sempre com um bom planejamento.

Use cocriação

Essa prática visa envolver pessoas de fora no processo de surgimento de ideias. Ela reúne os clientes, os funcionários e até os parceiros. Com a cocriação, cria-se uma comunidade colaborativa voltada para o programa de inovação. O objetivo é buscar pensamentos diversos e habilidades bastante variadas na hora de identificar boas oportunidades para novos projetos.

Grandes empresas como a Porto Seguro, CPFL Energia e Intercement exploram estes conceitos e possuem programas de inovação corporativos para geração de ideias e projetos.

Busque uma consultoria de inovação para ajudar a ter ideias de projetos

Trazer quem tem know-how na área pode ser extremamente benéfico para inovar na sua empresa. Uma companhia especializada é capaz de contribuir com técnicas novas para auxiliar na busca de ideias para a criação de um programa de inovação.

Uma consultoria como essa ajuda muito na criação de um conjunto de praticas inovadoras que serão enraizadas no dia a dia da empresa e trarão benefícios a curto, médio e longo prazo. Além disso, muitas vezes quem está fora da empresa tem a capacidade de enxergar ideias e oportunidades que quem está dentro pode deixar passar.

Estimule a capacitação na equipe

Aprender coisas novas é outra excelente forma de estimular o surgimento de novas ideias. Incentivar os colaboradores a realizarem cursos de aprimoramento, frequentarem palestras e eventos da área, além de outras formas de aprendizado, pode ser extremamente benéfico para criar um ambiente mais rico e propício à criação de ideias.

Porém, não se esqueça de que a capacitação da equipe não deve ser feita de forma solta. É importante criar um programa interno de capacitação, com a definição de cursos que podem de fato ajudar a empresa, de que funcionários farão quais cursos e de um calendário, por exemplo.

É interessante, ainda, aplicar um questionário após a conclusão de cada curso. A ideia não é confirmar o aprendizado do colaborador, mas sim levá-lo a refletir sobre como o que ele aprendeu pode contribuir para a empresa, tanto em termos de conhecimento quanto para o surgimento de novas ideias e projetos futuros.

Trabalhe com planejamento

É muito comum, em um ambiente criativo e onde surgem muitas ideias novas, que elas se percam por não serem trabalhadas de uma forma bem estruturada e organizada. Para evitar isso, é importante fazer um planejamento detalhado das ideias que serão postas em prática. Esse planejamento deve definir as etapas do projeto, as datas limite, os recursos necessários a cada etapa, quem será responsável por cada atividade, dentre muitas outras coisas que vão colaborar para que as ideias surgidas não se percam.

Existem diversos métodos que podem ser usados para organizar isso, como o diagrama de Gantt e o modelo Canvas, além de diversos softwares usados para gestão de projetos. Uma boa pedida pode ser, ainda, a contratação de uma consultoria de inovação.

E então? Preparado para começar a criar na sua empresa a cultura da inovação? Agora que você sabe como estimular que na sua empresa surjam e sejam colocadas em prática novas ideias de projetos, que tal dar uma olhada nesse outro conteúdo que disponibilizamos em nosso blog e ficar por dentro sobre tendências em tecnologia para 2016?