Inovação

Como funciona um concurso de inovação?

Realizar um concurso de inovação para a descoberta de novas ideias é uma maneira eficiente de mudar a maneira como sua empresa vê a inovação. O método não é exatamente novo: sua empresa oferece uma recompensa (que pode ser na forma de dinheiro, prêmios ou até mesmo uma oportunidade de trabalho) e em troca recebe insights e projetos criativos.

Mas quando exatamente é o momento para pensar em investir num concurso de inovação? Minha empresa precisa disso ou é possível encontrar a resposta entre meus colaboradores? Essas e outras perguntas a gente responde nesse artigo. Acompanhe:

O que é preciso saber para criar um concurso de inovação

Para criar um concurso de inovação é preciso levar em consideração 2 questões: que tipo de prêmio será oferecido e como os resultados do concurso serão utilizados. Divulgar ou não os projetos vencedores é uma decisão tão estratégica quanto a que te motivou a fazer o concurso em primeiro lugar.

Isso porque tudo o que foi produzido e submetido de acordo com as regras, em geral, passa a ser propriedade intelectual da sua empresa, e mesmo os projetos que não foram vitoriosos podem conter informações confidenciais que podem ser exploradas por concorrentes.

A distribuição de prêmios também fica a critério de quem organiza o concurso. Pode haver primeiro, segundo e terceiro lugares e até mesmo categorias diferentes de inovação; tudo vai depender das necessidades que sua empresa definiu como prioritárias na hora de propor o concurso.

O ideal é que sua empresa consiga oferecer uma contrapartida irresistível para quem optou por participar. Assim, maximizamos suas chances de sucesso, atraindo mentes de destaque. Abrir seu concurso para pessoas jurídicas é uma boa forma de encontrar parcerias com empresas de menor porte e explorar seu capital intelectual.

Para que seu concurso funcione, divulgação também deve ser uma das prioridades. Seu departamento de marketing deve estar tão atento ao promover seu concurso quanto na hora de criar, buscando veículos e mídias que podem atrair o tipo de participante que procuram. Para encontrar as melhores ideias é preciso ouvir muitas delas, e atrair pessoas para sua competição aumenta as chances de bons resultados.

Como definir quais informações compartilhar e as regras do jogo?

Criar um concurso de inovação bem-sucedido depende de um bom planejamento. A empresa que conduz o concurso deve guiar os rumos da inovação, de forma que as ideias geradas e selecionadas não fujam ao escopo de seu negócio.

Definir um tema claro e estabelecer as regras será tão importante quanto divulgar a disputa para um grande número de pessoas. É preciso que os participantes conheçam seu objetivo para que possam propor alternativas eficientes de como chegar lá, seja o resultado um aplicativo, software, protótipo ou produto.

Outro fator importante no sucesso do concurso em questão é oferecer aos participantes os instrumentos necessários para obter resultados eficientes, definindo formatos e providenciando informação a respeito dos materiais e orçamento disponíveis para sua execução.

Quando um concurso de inovação se faz necessário?

Descobrir se sua empresa tem demanda para um concurso de inovação não deve ser difícil. Gestão de inovação é uma área delicada porque depende da inovação também para funcionar — ou seja, quem está em um cargo de liderança deve ser capaz de encontrar brechas para sair da rotina e um concurso pode ser a oportunidade que faltava.

É claro que não dá para fazer um concurso toda vez que sua empresa se depara com um problema, pois isso deixaria seu negócio vulnerável. Essas competições, porém, são ideais para aqueles desafios que não trouxeram o retorno esperado.

Caso sua empresa enfrente uma situação recorrente, como era o caso da fabricante de chocolates Hershey’s, concursos de inovação são uma ótima saída. A empresa americana via todos os anos as suas vendas de chocolates caírem vertiginosamente quando o tempo ficava mais quente.

O problema detectado pela equipe residia nas embalagens, que afetavam a textura, odor e sabor dos chocolates durante o transporte. Isso diminuía a qualidade do produto que chegava até os clientes e se refletia em vendas mais baixas nessa época do ano.

Para solucionar o problema, a Hershey’s convidou terceiros a desenvolverem alternativas de transporte e armazenamento que não prejudicassem o sabor, forma e odor de seus confeitos, garantindo sua qualidade. Em parceria com uma grande empresa de inovação, a ideia deu certo e levou milhares de inscritos ao concurso, que daria um prêmio de 250 mil dólares e a chance de colaborar com a empresa em projetos futuros.

Quais empresas fizeram concursos de inovação?

Não faltam cases de sucesso quando o assunto são concurso de inovação. Frequentemente empresas se beneficiam das ideias de seus usuários e conseguem descobrir novas oportunidades de negócio por meio dessa ferramenta. Quando focamos em empresas de tecnologia, os exemplos saltam aos olhos.

A Netflix ofereceu 1 milhão de dólares a quem conseguisse desenvolver um algoritmo capaz de criar melhores recomendações. Outras grandes empresas, como Facebook e Google, mantêm abertos concursos para quem estiver disposto a explorar suas vulnerabilidades. Quem ganha dinheiro com internet deve buscar constantes melhoramentos nos serviços que oferece, e uma forma de conseguir isso é convidando os usuários a colaborar.

Os concursos de inovação são também uma oportunidade de empresas e pessoas físicas interagirem e melhorarem a gestão pública em seus estados e municípios. Governos se beneficiam de concursos culturais, ganhando ideias e alternativas tecnológicas que podem resolver problemas da população enquanto economizam.

Patrocinar um concurso de inovação é mais barato e eficiente para essas instituições do que um simples edital de concorrência pública. Além disso, também oferece algum dinamismo à governança, que, graças à burocracia, não poderia efetuar a contratação desses serviços de outra forma.

Se você leu até aqui, percebeu que um concurso de inovação é a chance que seu negócio tem para se reinventar. Agora é a hora de pensar como: procure na sua organização oportunidades para colocar em prática o que aprendeu aqui.

Gostou das dicas nesse post? Então conta pra gente nos comentários o que te fez buscar num concurso de inovação a ideia que faltava para sua empresa decolar!