Engajamento

Ferramentas Colaborativas: Resolvendo Desafios de Inovação

Qualquer empresa enfrenta desafios e precisa inovar para manter-se no mercado, ganhar vantagem competitiva, conquistar clientes e tornar-se referência. No entanto, muitas questões estão envolvidas nesse processo, e as ferramentas colaborativas podem ser chaves poderosas para superar os obstáculos e implantar a inovação.

Quer saber como as ferramentas colaborativas podem ajudar a sua empresa? Conheça algumas ações a seguir!

O que são ferramentas colaborativas?

Os softwares colaborativos servem para duas finalidades: automatizar os fluxos de atividade e agregar colaboradores que fazem parte de uma ou mais equipes. Por isso, de maneira geral, as ferramentas colaborativas facilitam o trabalho para as equipes dentro da empresa, além de fornecer aos gestores uma visão mais ampla do processo.

O resultado do uso dessas soluções tecnológicas é o trabalho coletivo e a potencialização de alguns elementos importantes, como novas formas de cooperação, inteligência coletiva e construção conjunta do conhecimento.

Dessa forma, a empresa ganha em produtividade, os processos são realizados de maneira otimizada e os líderes podem traçar estratégias para ajustar o que é necessário para melhorar os resultados.

Nesse cenário, a pergunta que fica é:

Como solucionar desafios e inovar com as ferramentas colaborativas?

Poderíamos citar diversas ações — algumas são mais comuns e outras realmente diferenciadas — que vão mostrar a necessidade da sua empresa adotar as ferramentas colaborativas. Algumas delas são:

AUMENTO DA VELOCIDADE DE ACESSO AO CONHECIMENTO

A informação é um ponto chave para o sucesso de qualquer negócio nos dias de hoje. No entanto, com um volume gigantesco de informações e dados disponível, é preciso não somente saber pesquisar, mas também filtrar o que é válido para a empresa. Isso impacta positivamente na velocidade de acesso ao conhecimento.

Ou seja, é importante conseguir informações críticas rapidamente no momento em que elas são necessárias, mas nem sempre essa é uma tarefa fácil. Por isso, as ferramentas colaborativas facilitam o acesso ao conhecimento, já que a busca passa a ser baseada no contexto e na dinâmica de navegação, oferecendo mais informações relevantes aos colaboradores.

Além disso, essas soluções permitem a melhoria do compartilhamento de informações, uma vez que a pessoa que está com o problema pode compartilhá-lo com outras e discutir possíveis soluções.

Esse cenário também auxilia nos momentos em que o colaborador está com dúvidas em relação aos processos ou sobre quais atitudes deve tomar. A partir da disponibilização das informações, ele pode simplesmente acessá-las, ler e sanar rapidamente sua dúvida.

ELEVAÇÃO DO TOTAL DE INOVAÇÕES DE SUCESSO AO DESENVOLVER NOVOS PRODUTOS

O conceito de inovação está diretamente relacionado à solução de desafios. No entanto, os obstáculos estão sendo modificados justamente porque há cada vez mais inovações no mercado. Então, o que fazer?

A resposta é aceitar que há um aumento no total de partes envolvidas e que é necessário colaborar e investir nelas para o sucesso da empresa. Dessa forma, é possível encontrar novas ideias, descobrir novos caminhos e estratégias que podem ser adotados.

Ao mesmo tempo, outro ponto importante para o aumento do sucesso das inovações no desenvolvimento de novos produtos é a redução dos custos desse processo devido a menos retrabalho, desperdícios, agregação de valor e controle mais rígido dos processos de produção — tudo isso, graças às ferramentas colaborativas.

Basicamente, essas soluções incentivam o surgimento de oportunidades e novas ideias, contribuindo, consequentemente, para o desempenho da empresa, a redução de custos e para o desenvolvimento de produtos diferenciados.

CRIAÇÃO DE CONSIDERAÇÃO, CONSCIÊNCIA, CONFIANÇA E CONVERSÃO ENTRE OS CLIENTES

Toda empresa precisa de clientes para sobreviver e ser reconhecida no mercado. Com o uso das ferramentas colaborativas, a empresa estreita o relacionamento com seus clientes por meio da rápida distribuição de informações a respeito dos produtos — e também pelo convite ao feedback, mostrando a eles que suas opiniões são válidas e merecem ser consideradas.

Além disso, algumas empresas chegam a convidar clientes a participar do processo de desenvolvimento de novos produtos, conhecendo suas demandas e necessidades, a fim de atendê-las.

CRESCIMENTO DA SATISFAÇÃO DOS FORNECEDORES

Ter um bom relacionamento com os fornecedores também é um ponto fundamental para uma boa gestão de compras. Nesse cenário, é preciso considerar que qualquer ação de uma das partes envolvidas na cadeia de abastecimento afeta todos os outros participantes.

Por isso é tão importante colaborar com fornecedores, aumentando a confiança e a reputação deles e reduzindo os custos com a cadeia de abastecimento.

MELHORIA DA TRANSPARÊNCIA

Muito se fala sobre a a importância da transparência dos processos para uma empresa. As ferramentas colaborativas podem ajudar nesse quesito e até aumentá-lo, porque exigem uma modificação da cultura organizacional e permitem que as habilidades de cada indivíduo sejam mapeadas.

Outro benefício adquirido pela melhoria da transparência é o desenvolvimento da confiança entre os membros das equipes, da responsabilidade e da flexibilidade.

REDUÇÃO DO TRABALHO DE CAPACITAÇÃO DE NOVOS COLABORADORES

O treinamento dos colaboradores é uma atitude importante e que também deve ser levada em consideração. As ferramentas colaborativas, porém, reduzem esse trabalho porque transformam cada pessoa dentro da empresa em um ponto de capacitação.

Ou seja, quando novos colaboradores começam a trabalhar, eles podem contar com o auxílio dos colegas desde o primeiro dia, evitando que esse trabalho de adequação seja feito por apenas uma pessoa. Assim, é possível programar um treinamento formal, mas a capacitação diária também ocorre — o que incentiva a comunicação entre os colaboradores.

AUMENTO DA SINERGIA ENTRE PESSOAL INTERNO E EXTERNO

Toda empresa precisa trabalhar com suas equipes internas e também contar com fornecedores, que são pessoas externas. Com as ferramentas colaborativas, essas duas partes podem interagir por meio de uma plataforma comum, que elimina as barreiras existentes e facilita a tomada de decisões.

Além disso, os fornecedores podem indicar novas ações e recomendar ideias a serem implementadas, que podem ser discutidas pela equipe interna para verificar a viabilidade de utilização.

Viu como as ferramentas colaborativas ajudam não só a simplificar e melhorar os processos, mas também a solucionar desafios, implantar ações e desenvolver produtos inovadores?

Se você gostou dessas dicas, assine a nossa newsletter e entenda melhor o que são as ferramentas colaborativas e como elas podem ser adotadas na sua empresa!