Inovação

O que é o aprendizado adaptativo e porque sua empresa precisa dele

Já ouviu falar no termo “aprendizado adaptativo”? O modelo pretende mudar a forma como sua empresa treina seus talentos e impactar positivamente os resultados de quem aprendeu com seu auxílio. Hoje vamos falar um pouco mais desse recurso e de quais são as principais vantagens que ele pode trazer para sua organização.

A ideia é que você termine a leitura pronto para se decidir pela sua implementação, entendendo como ele funciona e quais instrumentos coloca a sua disposição para otimizar a troca de conhecimentos em sua empresa. Acompanhe:

O que é aprendizado adaptativo?

Aprendizado adaptativo é a utilização de computadores para mediar a transmissão de conhecimento de forma a otimizar sua implementação, seja no setor educacional ou em grandes empresas. O aprendizado adaptativo se diferencia de outros modelos de ensino e treinamento e isso fica claro já em seu nome.

A grande sacada dos softwares utilizados em sua execução é exatamente a capacidade de se adaptar a velocidade e modo de aprender de cada pessoa em treinamento. Isso faz com que o aprendizado adaptativo seja útil e desempenhe uma performance bem melhor que métodos concorrentes, que falham em levar em consideração o ritmo do aluno.

Para conseguir se adaptar, esses softwares têm um fluxo diferente, baseando o próximo exercício nos resultados do anterior. Assim é possível avançar apenas quando o aluno estiver pronto e garantir o máximo de aproveitamento possível. Esses softwares intercalam aulas e atividades, de forma a proporcionar a melhor absorção do conteúdo de acordo com as necessidades individuais.

Quais são os principais benefícios do aprendizado adaptativo para minha empresa?

O aprendizado adaptativo surge como resposta ao entendimento de que é impossível universalizar o ensino sem levar em consideração as necessidades individuais. Elas geram demandas e custos por professores e atendimento direcionado que muitas vezes transformam o processo de transmissão de conhecimento em algo oneroso, o que é particularmente ruim para a educação e pior ainda nas empresas.

Muitos negócios dependem de conhecimentos específicos a respeito da sua área de atuação que estão disponíveis apenas para seus funcionários. Assim, novos colaboradores devem ser treinados e têm muito a aprender ao se juntar a sua organização. Liberar profissionais para esses treinamentos pode impactar outros setores produtivos, tornando seu negócio mais lento e menos eficiente.

Em escala, este problema vai ficando cada vez maior, e grandes empresas se veem responsáveis por treinamentos muito custosos e pouco efetivos. Cada um de seus novos funcionários terá um tempo de aprendizagem diferente e dificuldades específicas que podem passar despercebidas em um treinamento comum.

Com o aprendizado adaptativo, por outro lado, ele só avança quando estiver seguro do conhecimento que adquiriu e puder provar aptidão para executar suas tarefas. Se os treinamentos ficam mais exigentes, também ficam mais precisos seus resultados, um dos benefícios mais perceptíveis do aprendizado adaptativo para seu negócio.

O que é preciso para implementar o aprendizado adaptativo?

Os benefícios que essa técnica de ensino têm a trazer para seu negócio são muitos e fáceis de entender. O uso de hipermídia nos treinamentos da sua empresa não deve ser algo novo, mas tende a ser relacionado ao aprendizado adaptativo, que confia em aplicações desktop e web como veículo de seus treinamentos. Com interfaces simples e conteúdo voltado para as especificidades de seu negócio, criar um software de aprendizagem adaptativa é bem mais fácil hoje dia do que quando o método surgiu.

Inúmeros sistemas inteligentes podem ser utilizados por sua empresa durante o processo, e a criação de conteúdo acaba sendo o grande desafio. Com os sistemas de aprendizado adaptativo não são só os treinamentos que ficam mais simples, mas também a atualização de conhecimentos que são estratégicos para seu negócio. Capacitar seus profissionais fica a seu alcance quando a tecnologia cria oportunidades para garantir a fixação do conteúdo, como nesses sistemas.

Como aplicar o aprendizado adaptativo na prática?

Implementar de forma bem-sucedida as metodologias de aprendizado adaptativo pode ser o que faltava em sua empresa, mas garantir seu sucesso vai exigir que gestores conheçam melhor suas equipes e consigam também se adaptar a elas. Para que os treinamentos funcionem, não basta desenvolver material atrativo: é preciso também mudar a cultura de sua empresa. Colaboradores devem querer aprender, caso contrário não será possível ensinar.

Ouvir e entender a resposta de seu time aos treinamentos oferecidos por meio de plataformas automatizadas vai dar a eles segurança de que seus esforços serão reconhecidos no futuro. Um case bem-sucedido de aprendizado adaptativo pode surgir em sua empresa desde que a solução consiga responder aos problemas que a originaram.

Aderir à cultura do aprendizado adaptativo vai além dos benefícios iniciais advindos do treinamento de seus funcionários. Dar a seus funcionários as ferramentas para conduzir o processo de aprendizagem e flexibilidade na forma como navegam pelo conteúdo é incentivar a curiosidade de seus colaboradores e trabalhar na satisfação de seu time, que passa a ter mais responsabilidade pelo próprio desenvolvimento.

Além disso, condensar o conhecimento necessário de suas metodologias na forma de um treinamento formal é um bom exercício para que seus departamentos possam rever seus processos, com a colaboração de quem está envolvido com eles atualmente.

A equipe responsável pelo desenvolvimento dos treinamentos tem muito a aprender na condução desse processo e os resultados deverão impactar mais do que as turmas a serem treinadas. É uma forma de sua organização conhecer mais sobre si mesma.

Para que os treinamentos e a troca de conhecimento ocorram de forma natural, será preciso mudar a mentalidade de seus colaboradores e criar integração entre eles. Socializar conhecimento, compartilhar conteúdo, trocar livros, tudo isso é fundamental para que o aprendizado automatizado faça parte de uma cultura maior, na qual colaborar é essencial para se manter eficaz.

Agora que você já sabe tudo sobre aprendizado adaptativo, que tal levar essas ideias para sua empresa? As vantagens frente ao aprendizado tradicional são claras e seu negócio tem muito a economizar se souber aproveitar essa oportunidade!

Participe dessa conversa e use os comentários dessa postagem para nos dizer como vê o aprendizado adaptativo melhorando as rotinas do seu empreendimento!