Engajamento

Por que adotar o e-learning na sua empresa?

Imagine melhorar significativamente a qualidade do trabalho de seus colaboradores, gastando muito pouco e com resultados de impacto? O e-learning faz justamente isso e surgiu na década de 1990, pensado inicialmente para o mercado de trabalho. As Universidades Corporativas foram criadas com o intuito de oferecer treinamento para profissionais de diversas áreas, melhorando seus resultados com o objetivo de tornar a empresa cada vez mais produtiva.

Não é difícil encontrar motivos pelos quais essa alternativa tornou-se comum em grande corporações, já que oferece vantagens significativas para quem está inserido no mercado de trabalho e não quer deixar de atualizar seus conhecimentos por isso.

Com esses cursos é possível adquirir conhecimento de maneira flexível, no seu tempo e com ritmo acelerado, o que o torna tão atrativo para estas empresas. Confira algumas das vantagens competitivas que o e-learning pode trazer para o seu negócio!

Como funciona o e-learning?

E-learning, ou eletronic learning, pode ser traduzido como “aprendizado eletrônico” e diz respeito às modalidades de ensino oferecidas virtualmente. Por ser disponibilizada pela internet, pode ser acessada de onde quer que o usuário esteja e no momento que for conveniente para ele, o que a torna particularmente eficaz para quem já trabalha e não tem tanto tempo disponível quanto gostaria.

É um instrumento poderoso para que esses profissionais possam continuar avançando em suas carreiras, sem precisar fazer sacrifícios por isso. No ambiente virtual as aulas são assíncronas, o que confere flexibilidade e dá aos alunos poder sobre o ritmo de seu aprendizado. Ele escolhe em que ritmo avança e tem suporte online para todas as suas dúvidas, com auxílio de professores habilitados em instituições que são reconhecidas pelo MEC.

Os cursos oferecem também ambientes virtuais em que os alunos podem ter contato entre si, como fóruns e chats. Motivação e disciplina serão essenciais para que tudo funcione, é claro: o e-learning exige mais rigidez consigo mesmo que o ensino tradicional, onde as cobranças são externas.

Como é aprender a distância?

O ambiente virtual de aprendizagem do e-learning pode variar de acordo com a instituição que o oferece, mas em geral trata-se de um aplicativo que pode ser acessado do seu navegador. Ali o aluno encontra o material de estudos, incluindo referências bibliográficas e apostilas de cada matéria, videoaulas, tarefas e suas notas.

Ele pode acompanhar a própria frequência, que é medida pela quantidade de horas que ele permaneceu logado ao longo de um determinado tempo, e tirar dúvidas com os professores através de correio eletrônico.

Quais são os benefícios do e-learning na sua empresa?

Um estudo conduzido pela empresa norte-americana Docebo, o E-learning Market Trends & Forecast 2014-2016 Report, conseguiu detectar que negócios que fazem uso do aprendizado pela internet são mais duradouros, além de criar profissionais mais produtivos.

A estratégia de atualizar os conhecimentos de seus funcionários conectando-os às últimas tendências em suas áreas é uma forma de oferecer incentivos para que esses profissionais estejam em constante aperfeiçoamento. Quando a empresa arca com parte ou o total dos custos de um curso, fica mais fácil conseguir mão de obra especializada que entende e conhece bem o seu negócio.

AGILIDADE NO APRENDIZADO

Cursos presenciais, mesmo que de curta duração, têm uma grade e estrutura curriculares que estão atreladas a um determinado intervalo de tempo. Como nesses cursos as turmas devem avançar juntas, há uma certa morosidade no aprendizado. No e-learning quem escolhe seu ritmo é o aluno, que pode avançar de maneira mais rápida.

O e-learning está apto a desenvolver e treinar habilidades críticas para o seu negócio, de maneira ágil, sem as limitações dos cursos presenciais. É possível acelerar o desenvolvimento e adquirir conhecimento na velocidade que sua empresa precisar.

TREINAMENTO PERSONALIZADO

A estrutura do ensino a distância é bastante flexível, o que significa que sua empresa pode buscar construir cursos que reflitam as necessidades de seus profissionais. Como a gestão do ensino é muito mais prática, fica simples adicionar módulos e treinamentos complementares que não estariam disponíveis em métodos tradicionais de ensino.

REDUÇÃO DE CUSTOS

Por não ter os gastos operacionais de um curso tradicional, como a manutenção de uma estrutura física apropriada para o recebimento das turmas, e oferecer material digital, o e-learning tem um excelente custo-benefício.

O preço total de um curso chega a ser até 80% mais barato do que aqueles realizados presencialmente e sua empresa pode obter grandes resultados com um investimento baixo.

SUA EMPRESA NA VANGUARDA

Utilizar as plataformas digitais de ensino vai tornar sua empresa vanguardista entre as concorrentes, garantindo que seus colaboradores conheçam o que há de mais recente, seja em gestão ou operação.

Por meio delas é possível renovar de maneira constante aquilo que já se sabe e reforçar áreas em que há deficiência de profissionais habilitados. Com novas contratações, o e-learning pode ser utilizado como ferramenta para realizar treinamentos e introduzir os profissionais à cultura da empresa.

SATISFAÇÃO E ENGAJAMENTO

Gestores sabem que equipes motivadas produzem bem melhor e, para incentivar essa satisfação, investir na formação de seu time fará toda diferença. Quando sua empresa acredita na equipe que montou e oferece a esses profissionais oportunidades de crescimento, eles se sentem parte de uma organização que os valoriza e reconhece suas competências.

Se trabalhamos numa empresa que acredita em nós, é natural que também acreditemos nela. Quer funcionários que vistam a camisa do seu negócio e levem a sério cada etapa de seu desenvolvimento? Valorize-os investindo em treinamento e capacitação com e-learning.

A ferramenta pode ser o que faltava para transformar a forma como sua empresa adquire conhecimento, renovando e complementando a qualificação de seus colaboradores na busca por um desempenho cada vez melhor.

Não se deixe enganar: e-learning não é positivo só para alunos, professores e instituições de ensino. Sua empresa já pensou em fazer uso estratégico desta modalidade de ensino? Entre na conversa e conte pra gente nos comentários como sua empresa tem aproveitado o potencial da tecnologia na hora de investir em seus profissionais!